segunda-feira, 15 de junho de 2009

Teatro, animação de rua e workshops

O teatro é outra das componentes que fazem parte do cartaz cultural do Festival MED 2009. Durante os cinco dias do evento, pelas 21h00, no Largo da Igreja Matriz, a Companhia de Teatro Contemporâneo apresenta “A noite em que Xerazade visitou o Sultão”.
Trata-se da representação cénica da primeira noite em que Xerazade foi levada ao Sultão Xariar e de como os contos se sucederam para não perder a vida.
Inclui toda a “História de três dervixes mendicantes filhos de reis e de cinco damas de Bagdade”. O ambiente é decorado a rigor com todo o tipo de objectos, tecidos e tapetes do mundo maravilhoso árabe.
Esta animação, que inclui bailarinas árabes e uma fada antiga de Bagdad, integra ainda momentos interactivos com o público: milhares de bolas de sabão com luzes pelo espaço e onde o público é convidado a perfumar os pulsos através de uma taça que circula pelas mãos de uma personagem; uma outra personagem lança pétalas de rosas sobre o público; fogo é oferecido e ateado pelos ajudantes da fada de Bagdad e taças cheias de doces de amêndoa, e de gomos de laranja com canela serão distribuídas.
Em termos de animação de rua, o grupo Animoforma produziu um programa de animação especial para o evento.
Será uma animação ágil com personagens que deambulam em toda a Zona Histórica de Loulé. Cada actor irá “vestir” várias personagens, de forma a criar uma maior dinâmica durante todo o evento.
Serão personagens “multiculturais” apelando à boa disposição, humor e divertimento de todos os participantes.
Falando vários idiomas, misturando várias culturas, os actores irão confrontar o público com uma miscigenação artística e performática característica do Festival MED.
A Associação Artística Satori volta ao MED para animar o público que passeia pelos vários espaços do recinto, com um conjunto de performances e espectáculos de fogo e malabarismo.
Os mais novos também não foram esquecidos pela organização que reedita em 2009 o Espaço MED Kids.
Diariamente, das 19h30 às 00h30, decorrem nesta área do Festival actividades diversas como Hora de Artes Manuais, Hora da Dança, Hora do Conto Mediterrânico, pinturas faciais e jogos.
Este é um local onde as crianças se podem divertir num ambiente agradável e acolhedor, criando e experimentando actividades relacionadas com o Mediterrâneo, de forma a estimular a sua imaginação, enquanto os pais circulam pelo recinto do Festival.
Durante cinco dias, o MED Kids recebe crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos acompanhadas por uma equipa de monitores.
Ao nível dos workshops dirigidos ao público em geral, o espanhol Jerónimo Utrilla Almagro apresenta um workshop de palmas onde os participantes poderão aprender um pouco de ritmos como o flamenco ou as sevilhanas, rumba.
Originalmente, o flamenco consistia apenas no canto sem acompanhamento, depois começou a ser acompanhado por guitarra, palmas, sapateado e dança.
Este workshop vai permitir às pessoas que experienciem o verdadeiro ritmo flamenco.
Esta iniciativa tem lugar nos Claustros do convento, nos dias 27 e 28, pelas 23h00.
Tiago Rouxinol será o coordenar de três workshops dedicados à percussão corporal e ritmos vocais (24 de Junho, às 23h00), cânticos étnicos e ancestrais dos 5 continentes (25 de Junho, às 23h00) e música para todos (26 de Junho, às 23h00).
À semelhança do ano transacto, o Jardim dos Amuados vai transformar-se numa zona Chill Out, que será um espaço de lazer e descontracção para os visitantes, com uma decoração temática, com a performance de DJs, animação e demonstrações musicais.
Esta zona conta ainda com um bar e uma área de descanso com puffs, criando um ambiente glamouroso dentro do Festival MED.
Com o intuito de reproduzir o ambiente das “Mil e Uma Noites”, um dos pontos de atracção do MED vai ser a Tenda "Marroquia", um espaço com uma decoração inspirada nos países do Magreb.
Pretende-se que seja um espaço de convívio, onde decorrerão várias actividades.
Aqui, o visitante poderá degustar os tradicionais chás marroquinos e assistir a espectáculos de dança do ventre.
À semelhança de anos anteriores, o evento vai contar com espaço de cabeleireiro onde é possível fazer penteados originais, inspirados na diversidade cultural que marca o MED, sem qualquer custo para os clientes.

Sem comentários: