segunda-feira, 15 de junho de 2009

Palcos Secundários com propostas surpreendentes

A Zona Histórica de Loulé prepara-se para receber a sexta edição do Festival MED que decorre de 24 a 28 de Junho.
A par das 17 bandas dos palcos principais já confirmadas, a organização apresenta um programa variado, dirigido a vários públicos, onde a world music dará o mote, mas haverá espaço para as outras manifestações artísticas como o teatro, a animação de rua, as artes plásticas, o artesanato e a gastronomia.
Em termos musicais, pelos palcos secundários (Castelo, Bica, Arco) vão passar 32 bandas/artistas que trarão sonoridades diferentes mas com uma base comum: as chamadas músicas do mundo que nos últimos anos ganharam uma forte projecção.
Assim, no arranque do Festival, o destaque no Palco do Castelo vai para o projecto de Marrocos/Espanha Ibn Batuta, um grupo de músicas do Mediterrâneo e Médio Oriente, e para os portugueses Mariária, que vão levar ao MED uma fusão de ritmos orientais e celtismo, através de instrumentos tão portugueses como a guitarra, o cavaquinho ou o acordeão.
Para o Palco da Bica, duas propostas em português: os louletanos Luxarma Zen e os Ramudah, que juntam à música étnica o jazz e a electrónica. Já no Palco do Arco, os Lounge’as Trio fazem uma fusão do fado com o tango, tendo por base uma sonoridade electro.
É também neste palco, que a banda residente – Yin & Yang – vai actuar durante os cinco dias do Festival.
Este banda composta pelo vocalista/guitarrista Nanook e pela baterista Little B volta, assim, a actuar neste evento após três anos, para animar o jantar dos visitantes.
No dia 25, quinta-feira, sobem ao Palco do Castelo dois projectos em português: os Diabo a Sete, que apostam num nova roupagem da música tradicional portuguesa, e os portuenses Mu, cuja música é inspirada nos sons das culturas europeias, através do uso e da fusão de instrumentos de todo o mundo.
Na Bica, Apolinário Correia, o carismático líder dos Devil in Me, apresenta o seu projecto a solo como Sam Alone.
No mesmo palco, actua o quarteto Amar Guitarra, que fará uma deslumbrante viagem pelo universo sonoro latino, com passagem por terrenos do jazz e do blues.
Para ver nesta noite há ainda o grupo Abmiram, que vão subir ao Palco do Arco, para mostrar a versatilidade de vários instrumentos de percussão, em especial a marimba.
Da Bulgária vêm os Hristov para subir ao Palco do Castelo na sexta-feira, dia 26.
O grupo apresenta um espectáculo de música Klezmer – antigas músicas judias originárias do Este da Europa e dos Balcãs. Seguem-se os Philharmonic Weed, uma fusão de reggae, afro, hip-hop, samba, funk e jazz.
As atenções vão estar também na Bica, onde actua o projecto Nanook & Os Vagabundos, liderado pelo cantautor e compositor Tércio Freire, e os Duonde, que cantam o Brasil e Cabo Verde, o país de origem do grupo.
No palco Arco, o Trio João Ornelas vai interpretar temas de jazz, fazendo uma incursão pelos ritmos latinos e bossa nova.
No penúltimo dia de Festival, sábado, 27 de Junho, o Palco do Castelo veste-se com as cores espanholas para receber duas bandas de “nuestros hermanos”: os galegos Mutenrohi e as duas irmãs brasileiras residentes em Barcelona – N’Sista. Também de regresso ao MED vão estar os algarvios Raspect que irão apresentar o seu mais recente trabalho.
Os Mistura Pura sobem ao Palco da Bica com as sonoridades afro-brasileiras, acompanhadas ao violão, e também os portugueses Oco, que pretende apresentar uma “viagem sensorial no vazio oco pela paz”.
Já no Arco, a proposta da noite, a par da banda residente, é o grupo Kazu que, a partir de instrumentos feitos com resíduos urbanos, apresenta temas bem conhecidos de todos.
No encerramento do Festival MED 2009, Filipa Pais, uma das vozes mais belas da música portuguesa, vai estar no Palco do Castelo.
No mesmo local, a festa irá acontecer com os espanhóis Son de Nadie, que trazem um espectáculo cheio de ritmo, cor e alegria.
O cantor e tocador de alaúde Eduardo Ramos e os Alma Lusa são os nomes que integram o cartaz do Palco da Bica.
E no Arco, no cair do pano do MED, acontece o regresso a este Festival da jovem Susana Travassos, uma algarvia natural de Vila Real de Santo António cujo trabalho é marcado pela música brasileira e pela diva Elis Regina.

1 comentário:

Anónimo disse...

Festival Glória ao Rock 2009

Local: Glória do Ribatejo

Sexta 10 de Julho
Kussondulola
Chaparro & Banda
Part Time Killer (Finlandia)
The Pi_Linha
Dj Billy

Sabado 11 de Julho
La Movida Turca (Zafra, Espanha)
Acromaniacos
Taska (Palencia, Espanha)
R12
Dj Xoices

Entradas: 5€/4€

www.associacaofebreamarela.blogspot.com