segunda-feira, 15 de junho de 2009

Joana Vasconcelos e várias exposições

No que concerne às artes plásticas, o grande destaque do Festival MED 2009 vai para a exposição “Playtime”, de Joana Vasconcelos, patente ao público na Galeria de Arte do Convento Espírito Santos, entre 24 de Junho e 30 de Agosto.
Esta prestigiada artista vai expor algumas das suas mais emblemáticas e recentes obras: “Contaminação” (2008), “Condutex” (2008), “Victoria” (2008), “Piano Dentele” (2008).
A natureza do processo criativo de Joana Vasconcelos assenta na apropriação, descontextualização e subversão de objectos pré-existentes e realidades quotidianas.
Esculturas e instalações, reveladoras de um agudo sentido de escala e domínio da cor colaboram na materialização de conceitos desafiadores das rotinas programadas do quotidiano.
Já nos Claustros do Convento, o fotógrafo de documentários Kärsti Stiege apresenta uma exposição intitulada “Destino/Destiny”, que mostra imagens de várias vivências e culturas, captadas durante as viagens à volta do mundo realizadas por este sueco, entre 1974-2009.
Em relação à exposição de rua que vai encher os vários cantos e recantos do recinto do MED, este ano o tema será “Vozes/Música do Mundo”, que pretende ser um reflexo da natureza do Festival, cujas músicas e músicos são de todo o mundo.
Cada artista convidado interpretou o tema sob o seu ponto de vista particular, criando uma nova forma de “ver” e “sentir” estes sons.
As vozes multiplicam-se de variadas formas.
Durante o Festival, o visitante terá a oportunidade de ouvir diferente línguas cantadas e faladas. A música tem o poder de aproximar as pessoas.
A música é uma linguagem universal que todos podemos entender.
Este ano vão estar em exposição 400 quadros produzidos por crianças do Concelho de Loulé e ainda por elementos das associações UNIR e ASMAL.
Este trabalho foi produzido a partir de workshops, dirigidos pelos artistas e por pessoal dos serviços educacionais de arte, em Janeiro deste ano, no decorrer da exposição dos quadros do Festival MED 2008, no Convento de Stº António.
Os quadros das crianças foram realizados após a visualização do vídeo promocional do Festival e após uma visita guiada à exposição.
Um jogo de identificação de países e cidades à volta do “MED”. Estes workshops tiveram a duração de três semanas e foram um grande sucesso.

Sem comentários: